HANAMI CEREJEIRAS EM FLOR

Pauta aberta por:

Mauro Brilharino Naves

24 Agosto 2016 | 17:18 pm Atualizado em: 03 Janeiro 2017 | 15:21 pm
FILME COMENTADO POR SEBASTIÃO SANCHES - 31/07/2016

Nessa reunião, Sebastião comentou brilhantemente esse filme focalizando aspectos da impermanência da vida e do nosso posicionamento frente a isso. Em termos psicanalíticos utilizou como referência principal o texto LUTO E MELANCOLIA, DE FREUD ensejando fértil discussão sobre a diferença entre esses dois estados/sentimentos.
Porém, o que quero ressaltar aqui é a questão simbólica do filme em questão. Diz o poeta Motoori Norinaga (falecido em 1801):
Se me pedirem
Para definir o espírito do Japão
Eu diria que é a Flor da Cerejeira nas montanhas,
Perfumosa no sol da manhã.
A cereja é o símbolo do destino para o qual se deve preparar: romper a polpa vermelha para alcançar o duro caroço ou, em outras palavras, fazer o sacrifício do sangue e da carne a fim de chegar à pedra angular da pessoa humana, à busca do Invisível pela via interior, ou ao V.I.T.R.I.O.L. das iniciações ocidentais.
Essas iniciais formaram uma palavra iniciática relacionada aos alquimistas que expressa a lei de um processo de transformação relacionado ao retorno do ser ao mais íntimo núcleo da pessoa o que significa dizer: Desce ao mais profundo de ti mesmo e encontrarás o núcleo indivisível sobre o qual poderiaconstruir uma nova personalidade, um homem novo.
Parece-me que esse foi o processo do personagem ... Como poetiza Mário de Andrade, minha alma tem pressa, ¨sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço [...] o essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!¨

Conhecida como Sakura, a flor da cerejeira é o símbolo da felicidade e quando se dá o equinócio de primavera ocorrem muitas festividades. As pessoas vão aos parques, levam comidas e bebidas e celebram a vida. Acredita-se que o chá feito com suas pétalas e servido nas comemorações matrimoniais proporcionará um casamento feliz.

HANAMI significa o ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante. Sua efemeridade está associada à efemeridade da vida humana e ao lema dos samurais, qual seja, o de viver o presente sem medo.
Curta é a vida. Ou como diz Milan Kundera, vivemos a insustentável leveza do ser. É de Basho Matsuo esse pequeno e profundo Hai-Kai:
Minha casa incendiou
A cerejeira do jardim floresce
Como se nada tivesse acontecido

PRINCESA KONOHANASAKUYA HIME

Uma lenda conta que a palavra sakura surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa linda flor. Por isso ela significa também a beleza feminina, a felicidade, a renovação e a esperança.
A Sacura (cerejeira) é, também, um símbolo de pureza, e por isso é o emblema do bushi, do ideal cavalheiresco que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.
Na iconografia cristã, a cerejeira aparece como árvore do pecado original bíblico e às vezes é vista como alusões eróticas. ¨Quebrar cerejeiras¨, por exemplo, pode indicar o prazer do amor proibido.
Tal como no filme, tantos significados lembram outro Hai-Kai de Bosho, com o qual encerro esses comentários:
Quantas memórias
Me trazem à mente
Cerejeiras em flor

BIBLIOGRAFIA
BASHO, MATSUO. Trilha estreita ao confim. Trad. Kimi Tarenaba e Alberto Marcicano. Ed.Iluminuras, São Paulo, 1997, reimp. 2008.
CHEVALIER, Jean e GUEERBRANT, Alain. DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS. Trad. Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, AngelaMelim, Lúcia Melim. 28ª ed. revista e aumentada. Coord. Carlos Sussekind. José Olympio, Rio de Janeiro, 2015.
JORNAL CORREIO POPULAR¨Cerejeiras viram atração em praça¨. Campinas, 25 de julho de 2016.
LUKER, Manfred. DICIONÁRIO DE SIMBOLOGIA.Trad. Mário Krauss, Vera Barkow. 2ª ed. Martins Fontes, São Paulo, 2003.


Carlos Garcia
25 Agosto 2016 | 00:51 am

Muito bom!

O que você achou?

O que você achou desta discussão

 

Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
Deixe seu comentário

Interagir

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar