top of page

Conheça a Associação Livre

Somos um colegiado comprometido com a psicanálise em sua clínica, ética e teoria, articulada com outros saberes e a eles aplicada. Nos empenhamos, particularmente, na sua transmissão por meio de cursos, seminários, difusão cultural e publicações. Estamos ancorados na releitura de Freud feita por Jacques Lacan e esperamos acolher o desejo de psicanálise em três vertentes independentes e/ou convergentes:

a) oferecendo escuta a quem recorre a ela, seja por mal-estar psíquico ou pela necessidade de esclarecer o desejo profundo e sustentar nele as contingências do viver, ou a quem busca construir uma prova vivencial para se empenhar na prática psicanalítica;

b) no envolvimento com o estudo teórico da psicanálise para o efeito de formação contínua de analistas ou o desenvolvimento do conhecimento e da cultura para fins particulares ou de pesquisa;

c) manter os meios para prover o tripé da formação (estudo teórico, análise pessoal e supervisão), reduzindo as dificuldades que lhes são impostas tradicionalmente, sendo o critério operativo a decisão ética de cada um ao autorizar-se nestes processos à ocupação de analistas.

 

Como um colegiado, funcionamos como uma associação nos moldes de sociedades científicas, mas somos instituídos apenas por uma transferência de trabalho e afinidade interpessoal atravessada pelo interesse do saber e da transmissão comum que mantemos. Assim, cada um que mantém esse colegiado perpetua os 'mais alguns' (Lacan) que podem reconhecer a autorização que alguém avalia ter para se tornar psicanalista.

A Associação Livre - Instituto Sigmund Freud teve um passado glorioso em São Paulo, desde a década de 80, quando formou analistas, transmitiu a psicanálise, realizou encontros, grupos de estudos e seminários.

Mas, quando estava no auge de sua vitalidade, foi dissolvida, junto com outros dois grupos lacanianos, sem consulta aos membros, de maneira autoritária, por Jacques-Alain Miller, para fundar impositivamente a Associação Mundial de Psicanálise.

Do grupo original da Associação Livre, vários outros surgiram em diferentes tempos e localidades, tendo no horizonte o núcleo que constituiu o grupo paulistano original. De qualquer forma, nosso instituto se mantém aliado pela transferência de trabalho e afinidade, sempre assistindo aqui e acolá seu “retorno do recalcado”, e insiste em formar, deixando como registro histórico um número expressivo de analistas formados, vários modelos de transmissão teórica e cultural aplicados, e inúmeras pessoas que passaram pela experiência da análise.

 

Saiba mais de nossa história acessando o Canal do Café Lacaniano de Campinas.

bottom of page