Casa Semio & Associação Livre de São Paulo convida a todos!

Início das Atividades no dia 06/04/2015 em São Paulo - Pacaembú.

Atualizado em 27 Março 2015
missing
Titulo: Convite Associação Livre São Paulo
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão

Doze lições sobre FREUD & LACAN

A primeira atividade da associação Livre – SP em 2015 será uma homenagem aos 80 anos do psicanalista Geraldino Alves Ferreira Netto, com uma série de palestras baseada na sequência de temas proposta no seu livro homônimo.

ABRIL

06 – Inconsciente & existência – Oscar Cesarotto
13 – Formações & produções da Outra Cena – Oscar Cesarotto
27 – Le parlêtre: Fala, ser! – Paul Kardous

MAIO

04 – Quo vadis, Oedipus?- Fani Hisgail
11 – Teorias sexuais infantis – Pedro de Santi
18 – A sexuação – Eduardo Furtado Leite
25 – Dualidades pulsionais – Michele Cukiert

JUNHO

01 – Tanatologia – Cláudio Cesar Montoto
08 – Os complexos freudianos – Miriam Debieux
15 – As estruturas lacanianas – João Angelo Fantini
22 – Psicanálise & literatura – Cleusa Passos Rios
29 – Psicanálise & cinema – Ricardo Goldenberg

aL
Associação Livre

A perspectiva da associação Livre, como organização, é a disseminação do discurso psicanalítico na cultura brasileira. Retoma-se agora a tradição intelectual que, nas últimas décadas, tem norteado o labor da transmissão, tanto da clínica quanto da teoria elaborada por Sigmund Freud & aperfeiçoada por Jacques Lacan, acrescida pelas contribuições locais.

A proposta da aL desdobra-se segundo dois eixos assintóticos:

1. ENSINO CONTINUADO – Cursos, seminários, palestras, grupos de estudo, etc.

I - Doze lições sobre Freud & Lacan – Série de palestras introdutórias, baseadas no livro de Geraldino Alves Ferreira Netto. A partir de abril de 2015.

II - Complexos freudianos & estruturas lacanianas - Percurso conceitual a ser desenvolvido em dois anos, dividido em quatro semestres, sequenciais & autônomos. Atividade aberta aos interessados de qualquer área. Compromisso: Experiência de análise pessoal. A partir de agosto de 2015.

2. DIÁLOGOS CLÍNICOS – Discussão de casos clínicos, diagnósticos & impasses próprios do ofício. Participantes: Analistas Praticantes (AP), incluídos por convite personalizado. A princípio, pautada para ser uma reunião mensal, incrementada com novos participantes em cada ocasião.

CAPITAL EPISTEMOLÓGICO & FORTUNA TEÓRICA:

Junto com as obras completas freudianas & os seminários & escritos lacanianos, as produções individuais dos participantes da 'aL', seja no discurso analítico quanto no universitário, enriquecem as bibliografias de referência. Destaque para os best-sellers autóctones que continuam fazendo história, a serem lidos na seguinte ordem de complexidade:

I. Doze lições sobre Freud & Lacan – GERALDINO ALVES FERREIRA NETTO – Editora Pontes – Campinas; 2010. Já na terceira edição.

II. Jacques Lacan – Uma biografia intelectual – Oscar Cesarotto & Márcio Peter de Souza Leite – Editora Iluminuras – São Paulo; 1993. Já na terceira edição

III. Psicanálise lacaniana – Márcio Peter de Souza Leite – Editora Iluminuras – São Paulo; 2000. Já na segunda edição.

IV. Ideias de Lacan – Oscar Cesarotto (org.) – Editora Iluminuras – São Paulo; 1995. Já na terceira edição.

V. Deus é A Mulher – Márcio Peter de Souza Leite – IMP – São Paulo; 2013.

As atividades da associação Livre são coordenadas por Oscar Cesarotto. Psicanalista. Doutor em Comunicação & Semiótica. Coordenador do curso de especialização Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura, na PUC-SP. Autor de: Um affair freudiano (1989); No olho do Outro (1996); Contra natura (1999); Tango malandro (2003); O verão da lata (2006); Sedições (2008).

Facebook - Associação-Livre-SP

Às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, na Casa Semio. Rua Vanderlei, 290. Pacaembú – SP.

Mais informações: Case Semio - clique aqui

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.