11º Café Lacaniano com Miriam Debieux Rosa

Dia 24/09/2016 - Na Livraria Cultura Shopping Iguatemi

Atualizado em 08 Março 2017
missing
Titulo: Café Lacaniano com Miriam Debieux Rosa Dia 24/09/2016 - Na Livraria Cultura Shopping Iguatemi
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão

O futuro de uma desilusão: algumas palavras sobre impasses clínicos e políticos frente os dilemas de nosso tempo.

Acontecimentos sociais e políticos têm abalado nosso cotidiano. Podemos ressaltar o fluxo massivo de imigrantes, fruto de guerras e violências, os atentados terroristas e uma tensão cotidiana onde o debate é substituído por chavões e discursos de ódio, racistas e xenófobos. Vamos propor um diálogo sobre a queda dos ideais e das ilusões e as dificuldades de traçar direções para o futuro. Quanto à posição do analista retomaremos a frase de Lacan em Ciência e verdade (1966): “Por nossa posição de sujeito somos sempre responsáveis. Que chamem a isto como quiserem, terrorismo”. Vamos apontar o imbricado enlace entre ética do desejo, política e a resistência à instrumentação social do gozo.

Sobre o autora:

Miriam Debieux Rosa, psicanalista, é professora livre-docente no Instituto de Psicologia Clínica da USP, onde coordena o Laboratório Psicanálise e Sociedade e o Projeto Migração e Cultura; É professora titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social da PUC-SP onde coordena o Núcleo Psicanálise e Política. E-mail:debieux@terra.com.br

Cidade: Campinas - SP
Data: Sábado, 24 de setembro/2016
Hora: 10:30h as 12:30h
Local: Auditório Livraria Cultura

Loja: LIVRARIA CULTURA - SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS
Avenida Iguatemi, 777 - Piso 1 - Lojas 04 e 05

Duração: 2 horas

Entrada gratuita.

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.