Comentários sobre o filme RAPSÓDIA EM AGOSTO, de Akira Kurosawa, apresentado pelo padre e psicólogo Isao, em 19/02/2017

Pauta aberta por:
23 Fevereiro 2017 | 12:17 am Atualizado em: 23 Fevereiro 2017 | 12:17 am
Por Leda Pedroso

Esse filme tem como pano de fundo a bomba lançada pelos Estados Unidos sobre Nagasaki durante a 2ªguerra mundial. Porém, o foco do cineasta versou sobre as consequências desse fato na vida das pessoas civis que sofreram os horrores da guerra.
Kurosawa analisa três gerações: uma anciã sobrevivente da bomba, seus dois filhos adultos e seus três netos adolescentes.
É impressionante a diferença entre essas três gerações no que concerne à visão da guerra e de como seguiram suas vidas a partir daí.
O silêncio sobre o sofrimento mortal pelo qual passou a geração sobrevivente, fez com que seus filhos crescessem alienados do ocorrido e direcionassem o objetivo de suas vidas na busca de sucesso financeiro, inclusive nos Estados Unidos.
Os adolescentes, por sua vez, têm a oportunidade de conviver com a avó e comparar suas convicções com as de seus pais. Vão para Nagasaki e entram em contato com as ações feitas para resguardar a memória do ocorrido. A partir daí passam a entender a avó e suas crenças em uma relação poética de carinho e amor.
Kurosawa não quis culpar os Estados Unidos pela bomba, mas sim a GUERRA cuja decisão é tomada pelos governantes independente da população civil. Seu olhar, pode-se dizer, não é propriamente crítico, mas também não é politicamente ingênuo.
Aos 80 anos ele reforça a tese que não haverá paz se as guerras forem esquecidas pelas gerações mais novas.

O que você achou desta discussão

 

Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
Deixe seu comentário

Interagir

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar